Curta nossa página


Corrida ao Buriti

Cidadania corta asas de Izalci e define quem vai derrotar Ibaneis

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu - Foto de Arquivo

Uma jogada de mestre que não se esperava sequer dos maiores estrategistas políticos vai acontecer nesta sexta, 15. O Cidadania, que cortou as asas de Izalci Lucas, anunciará seu candidato ao Palácio do Buriti. O nome escolhido não entrará na corrida sucessória para simplesmente disputar, mas para derrotar Ibaneis Rocha (MDB).

As costuras envolvem figuras de peso, todos em condições de, unidos, receber a faixa de governador no dia 1º de janeiro de 2023. O indicado que sair da cartola pode ser Reguffe (União Brasil), por exemplo. Ou mesmo a deputada Paula Belmonte, presidente regional da legenda.

Como tem vaga também para vice, para o Senado e para a Câmara dos Deputados, as conversas estão sendo realizadas no mais alto nível.  Os manequins vestem o número exato para alcançar a vitória. O certo, segundo o Cidadania, “é que o critério para definir as candidaturas majoritárias serão norteadas pela viabilidade eleitoral”.

Como há outros nomes que escaparam do ninho de intrigas criado pelo MDB e seus aliados, uma ‘aliança branca’ não está descartada, incorporando outras legendas ao já acordão Cidadania-PSDB-Podemos-Novo-PSC-PTB e PRTB. Admite-se, assim, que até Arruda, sua esposa Flávia (ambo do PL) e o empresário Paulo Octávio (PSD), cheguem juntos com elos fortes.

Especificamente sobre  derrocada de Izalci, ele será mantido como presidente regional da Federação Cidadania-PSDB. Mas, como só tem 3 do 11 votos do colegiado, descobriu-se alijado da cabeça-de-chapa. São pouco mais de 24 horas para Brasília, mesmo antes de outubro, conhecer seu próximo governador. O anúncio do candidato será feito às 14 horas de sexta-feira. E vem com ares de xeque-mate.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.