Curta nossa página


Sodoma medieval

Cidade dos pecados achada submersa na costa alemã

Publicado

Autor/Imagem:
Svetlana Ekimenko - Foto Flickr/Nick Savchenko

Uma cidade engolida pelo Mar do Norte em 1362 parece ter sido descoberta por uma equipe de pesquisadores. A igreja do que já foi um centro comercial alemão medieval – Rungholt – foi encontrada nas planícies lamacentas do Mar de Wadden, a cerca de 16 quilômetros da costa oeste de Schleswig-Holstein durante a maré baixa. Há também uma riqueza de conhecimento misterioso e lenda ligada à cidade agora submersa. Mas primeiro, vamos dar uma olhada em como a descoberta notável foi feita.

Uma equipe liderada por arqueólogos da Universidade Christian-Albrechts, em Kiel, mapeava o local em questão recorrendo a uma pesquisa geofísica quando se deparou com uma série de montes medievais. Essas saliências circundavam uma ilha que atualmente é chamada de Südfall . Uma investigação das planícies de maré revelou uma grande igreja , que media 40m por 15m, canais para drenagem , um dique projetado para evitar enchentes e um porto com um sistema de comportas de madeira.

A equipe colaboradora de especialistas da Universidade de Kiel, da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, do Centro de Arqueologia Báltica e Escandinava e do Departamento Estadual de Arqueologia Schleswig-Holstein na Alemanha parece provar a verdade do que o falecido fazendeiro e historiador local Andreas Busch acreditava até agora, que Rungholt estava escondido no lodo da costa do norte da Alemanha.

“Os assentamentos escondidos sob os lodaçais foram primeiro localizados e mapeados em uma ampla área usando vários métodos geofísicos, como gradiometria magnética, indução eletromagnética e sísmica”, disse Dennis Wilken, geofísico da Universidade de Kiel, em um comunicado à imprensa .

Rungholt foi colonizada pela primeira vez por pessoas do continente frísio em algum momento do século VIII. As descobertas anteriores indicam que os comerciantes traziam armas, cerâmica e joias de lugares tão distantes quanto a Espanha. Segundo a lenda, os moradores da então próspera cidade levavam uma vida tão sibarita de riqueza que se entregavam a uma infinidade de pecados, como embriaguez, arrogância e impiedade.

Uma enormidade que teria sido perpetrada na cidade ocorreu por volta do Natal, quando um bando de jovens embriagados e turbulentos tentou forçar um padre a dar a um porco o último sacramento em uma pousada local. Depois que o clérigo orou a Deus para punir os jovens, uma tempestade implacável destruiu Rungholt e milhares morreram nas ondas.

Segundo a tradição, o som de sua torre sineira podia ser ouvido das profundezas do Mar do Norte.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.