Notibras

Ciência aponta fatores para acordar mais disposto

Dormir mais horas e acordar mais tarde contribui para um maior estado de alerta matinal, de acordo com uma pesquisa publicada na Nature Communications por Raphael Vallat, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e sua equipe de pesquisa. A regra geral deles é: quanto melhor e mais você dorme, mais você fica alerta.

O segundo fator é a quantidade de exercício que você faz no dia anterior. Quanto mais você se movimenta durante o dia e menos se movimenta à noite, melhor você dorme. Quanto melhor você dorme, mais alerta você fica depois de acordar.

O terceiro fator é o café da manhã. Quanto mais carboidratos você come, mais focado você fica. Pelo contrário, um café da manhã rico em proteínas diminui o nível de alerta. O último fator é o nível de açúcar no sangue. Quanto menor for a resposta da glicose no sangue , melhor você se sentirá depois de acordar.

Mais de 830 pessoas participaram do estudo. A maioria deles eram gêmeos, o que ajudou a filtrar as variações genéticas. O estudo continuou por duas semanas. Durante esse período, os voluntários avaliaram seu estado de alerta, enquanto outros fatores foram cuidadosamente monitorados. Os cientistas admitem que sua pesquisa não é perfeita, pois os voluntários simplesmente classificam seu nível de alerta; não foi medido por nenhum meio científico.

No entanto, eles acreditam que sua pesquisa é importante, pois pode ajudar muitas pessoas a ficarem alertas e se sentirem melhor pela manhã, inclusive pessoas com ocupações perigosas – e, nesse caso, a pesquisa pode salvar vidas. Eles destacam que identificaram os fatores que podem ser modificados.

“Nossos resultados revelam um conjunto de fatores-chave associados ao estado de alerta que, em sua maioria, não são fixos. Em vez disso, a maioria dos fatores associados ao estado de alerta é modificável e, portanto, permissiva à intervenção comportamental”, escrevem Raphael Vallat e seus colegas.

Sair da versão mobile