Então tem vida?
Ciência vê indício de água sob calotas de Marte
Publicado
emNovas pesquisas sugerem que a água líquida salgada provavelmente existe sob o gelo localizado nos polos de Marte, apesar das baixas temperaturas das regiões.
De acordo com o SciTechDaily, o geofísico David Stillman, do Southwest Research Institute e coautor do novo estudo conduzido por uma “equipe liderada por italianos” apontou que “lagos de água líquida realmente existem sob geleiras nas áreas ártica e antártica.”
“Os sais exóticos que sabemos que existem em Marte têm incríveis propriedades ‘anticongelantes’, permitindo que as salmouras permaneçam líquidas até -103 graus Fahrenheit”, explicou ele. “Estudamos esses sais em nosso laboratório para entender como eles responderiam ao radar.”
As medições de laboratório conduzidas por Stillman supostamente suportam as “reflexões estranhamente brilhantes” captadas pelo radar de sondagem de subsuperfície da sonda Mars Express.
“Meus colegas italianos entraram em contato para ver se meus dados de experimentos de laboratório apoiariam a presença de água líquida sob a calota de gelo marciana”, explicou Stillman.
“A pesquisa mostrou que não precisamos ter lagos de salmoura de perclorato e cloreto, mas que essas salmouras podem existir entre os grãos de gelo ou sedimentos e são suficientes para exibir uma forte resposta dielétrica. Isso é semelhante à forma como a água do mar satura os grãos de areia na costa ou como o sabor permeia uma raspadinha, mas a -103 graus Fahrenheit abaixo de uma milha de gelo”, sublinhou.