Cientistas advertem para as chances do El Niño voltar com força
Publicado
emA probabilidade de que volte a acontecer este ano o fenômeno El Niño, caracterizado por temperaturas acima do normal no Oceano Pacífico, chega a 80%, advertiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
“Existe 60% de probabilidade de que entre junho e agosto se instale plenamente um episódio do El Niño. E esta probabilidade será de entre 75 e 80% para o período de outubro a dezembro”, anunciou a organização, vinculada à ONU.
“Muitos governos já começaram a preparar-se para a chegada do El Niño, que será muito provavelmente de intensidade moderada”, afirma a OMM.
El Niño é um fenômeno natural, que acontece a cada período de dois a sete anos, e “tem grande influência no clima mundial”. O último episódio aconteceu em 2009/2010.
A OMM destaca que recentemente as águas do Pacífico tropical registraram um aumento da temperatura, que atingiu o limite mínimo do El Niño e que “continuará aumentando durante os próximos meses” para alcançar “a máxima durante o último trimestre de 2014”.
“As previsões dos modelos e as opiniões dos especialistas coincidem que o fenômeno ganhará máxima intensidade durante o quarto trimestre e persistirá durante os primeiros meses de 2015 para depois dissipar-se”, afirma a OMM.