Notibras

Cientistas criam barata ciborgue para operações de resgate

Ciborgues são uma integração de máquina e organismo que há muito tem sido um tópico de debate. Enquanto alguns estão preocupados com uma aquisição hostil, outros preveem vantagens potenciais.

É o caso de cientistas do Riken Center for Emergent Matter Science, no Japão, desenvolveram uma barata ciborgue conectando uma pequena mochila com eletrodos de controle de pernas ao organismo do inseto. O dispositivo permitiu que os cientistas controlassem remotamente as pernas da barata.

O estudo publicado na revista Flexible Electronics explica que os insetos ciborgues podem ser muito úteis para monitorar o meio ambiente, rastrear movimentos e coordenar missões de busca e resgate durante desastres naturais.

“Os avanços na eletrônica resultaram na crescente integração de organismos e máquinas. A miniaturização e fabricação de chips semicondutores de baixo consumo de energia através da micro/nanofabricação resultaram em pequenos organismos ciborgues”, disseram os cientistas no estudo.

“Os sinais de saída projetados para a estimulação foram controlados sem fio usando um módulo com um atraso de sinal insignificante”, revelou o artigo. Depois de obter sucesso no controle do movimento da barata ciborgue, os cientistas agora estão realizando mais pesquisas para adicionar mais funcionalidades.

Sair da versão mobile