Curta nossa página


'Interstício'

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

Cientistas das universidades de Pensilvânia e de Nova York acreditam ter descoberto aquele que seria o maior órgão do corpo humano. Batizado como “interstício”, ele representa uma rede de tecidos que atua nos espaços de conexão de órgãos do corpo, como o sistema urinário e os pulmões. Na sua estrutura, dividida por uma série de canais com passagens de fluidos e interligada por redes de colágeno e elastina.

Se oficializado pela medicina, o órgão pode ser considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele). “Inicialmente nós pensávamos que era apenas um tecido interessante, mas quando você se aprofunda naquilo que pessoas definem como órgãos, você gira em torno de duas ideias: que eles representam uma estrutura unitária ou um tecido com uma função unitária. O interstício representava ambos”, explicou em entrevista ao canal norte-americano CNN o doutor Neil Theise, um dos responsáveis pelo estudo, publicado na revista científica Science.

Os especialistas acreditam que a descoberta do novo órgão possa ajudar a compreender como alguns tipos de câncer se espalham no corpo, já que a complexidade da estrutura, que antes era encarada por cientistas como uma “parede”, permite a passagem de fluidos, possivelmente facilitando o surgimento de metástases. “A descoberta dá linearidade para a análise de padrões em inflamações e progressão de câncer”, contou o pesquisador Petros Constantinos, co-autor do estudo, à emissora.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.