Curta nossa página


No Brasil é nota 10

Cimento Votorantim entre quatro melhores do mundo

Publicado

Autor/Imagem:
Dora Andrade, Edição - Foto Reprodução

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo pelo CDP (Carbon Disclosure Project) como uma das melhores empresas na avaliação do Programa de Mudanças Climáticas 2022. Com a nota A-, a Votorantim Cimentos é a indústria do setor com a melhor avaliação no Brasil, compondo também o grupo das quatro melhores cimenteiras no mundo.

O CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2000, é referência na avaliação de ações sustentáveis que contribuem para o combate às mudanças climáticas entre empresas, cidades, estados e regiões. As notas refletem anualmente o nível de gestão climática das empresas, pontuando-as de D até A, por meio de uma metodologia transparente que abrange divulgação, conscientização, gestão e liderança. Em 2022, mais de 18,7 mil empresas reportaram dados ao CDP.

“Ao longo dos anos, o processo de avaliação do CDP vem se se tornando mais rígido e desafiador e nossos esforços para a produção de um portfólio de produtos e serviços cada vez mais sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas têm sido reconhecidos. É uma jornada longa e estamos trabalhando de forma consistente para alcançar nossos objetivos alinhados aos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Dessa forma, esperamos avançar ainda mais nos próximos anos com investimentos em inovação e soluções para descarbonização”, afirma Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia da Votorantim Cimentos.

A companhia faz parte de diversos compromissos alinhados à ambição do Acordo de Paris, que visa conter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura até 1,5°C. A empresa também aderiu ao Compromisso de Concreto Carbono Neutro 2050, da Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), entidade da qual a Votorantim Cimentos é membro fundador e se juntou às campanhas Race to Zero, da ONU, e Business Ambition for 1.5°C, que promovem o avanço para uma economia com baixo teor de carbono.

Como parte desses compromissos, no início de dezembro a Votorantim Cimentos anunciou metas mais rígidas de descarbonização aprovadas pelo SBTi (Science Based Targets initiative). A nova meta global da Votorantim Cimentos de 475 kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030 é 8,7% menor que a anunciada nos Compromissos de Sustentabilidade para 2030, que era de 520 kg de CO2 por tonelada de cimento e também representa uma redução de 24,8% em relação ao ano base de 2018.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.