Escolha a sua
Cinco tendências da próxima estação para esquentar seu inverno já
Publicado
emTermômetros em queda, frentes frias em sequência e inverno, uma combinação que tradicionalmente movimenta o mercado e o varejo em qualquer país. Pensando nisso, decupamos as cinco tendências mais quentes da temporada do inverno 2019 no Hemisfério Norte para você adotar já aqui no Brasil.
Influência das ruas no styling das passarelas, as sobreposições ou o famoso look “cebola”, construído em camadas, nunca esteve tão em alta na moda. A sequência natural, com peças menores por baixo e mais amplas e volumosas por cima, é mais convencional, mas suas alternativas criam efeitos bastante interessantes, como se viu nos desfiles da Prada e da Balenciaga.
Em tempos de veganismo em ascensão, sofrimento animal em cheque e tecnologia têxtil avançada, as peles artificiais são as mais novas estrelas das grifes de luxo. Givenchy, Gucci, Armani, Chanel e Michael Kors estão entre as etiquetas que prometeram abandonar de vez os pelos animais. Aqui no Brasil, Ellus e redes de fast-fashion mais conectadas às tendências globais, como Zara, Renner e Forever 21 já têm peças assim.
Outro fundamento da temporada são as jaquetas puff ou puffer, os casacos acolchoados que emulam o conforto e a proteção dos doudones de neve ou daquele edredon delícia que você tem em casa, e que ganham uma enorme variedade de leituras. Os mais tradicionais são feitos em nylon e materiais ultraleves e impermeáveis, como os da grife italiana Moncler, que agora surgem em versões alongadas (como a da foto acima, colaboração com a Valentino). Além das versões premium de Moncler, Valentino e Chanel, você pode encontrá-los facilmente em marcas, como Amaro, Riachuelo, C&A, Fila e Ellus.
Um tipo de material que fez grande sucesso no fim dos anos 80 e nos 90, as lãs de ovelha e de cordeiro voltaram às passarelas nos desfiles de Louis Vuitton, Dior e Tod’s. Elas podem surgir despretensiosamente colocadas numa gola ou na forração de uma jaqueta jeans, por exemplo, ou em aplicações localizadas e de acabamentos mais trabalhosos, conferindo sofisticação ao look.
Se você já cansou dos casacos, não se vê usando sobreposições e é do tipo que usa antes o que o resto da humanidade vai usar só daqui algumas estações, os ponchos e capas são a peça certa para você. Sumidos das passarelas e do imaginário fashion, ensaiam uma volta por cima em versões modernizadas (e caras nas) grandes marcas de luxo globais e já reverberam em propostas mais acessíveis, na Amaro, por exemplo.