O Cine Brasília recebe entre os dias 8 e 10 o 8º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. O festival acontece na quarta-feira (10) às 20h, na quinta (11) e sexta (12) às 15h, e no sábado (13) às 14h, no Cine Brasília, na 106/107 Sul. A entrada é franca. O evento será realizado simultaneamente em mais de cem cidades do mundo.
Filmes de todos os gêneros e de diversos países serão apresentados no festival. O filme “Luz, sombra e medo”, de Maurício Bartok, representa o Brasil na mostra. A única regra para participar é que os filmes não podem ultrapassar o limite de três minutos.
Na quarta-feira (10), o festival é aberto com a Mostra Internacional de Animação, que terá 18 produções. Depois, a Mostra Competitiva Nacional apresenta filmes feitos em todo o Brasil, que concorrem ao prêmio DOT Cine. O melhor filme brasiliense disputa o prêmio Moviecenter, que oferece R$ 7,5 mil em locação de equipamentos.
O festival também preparou uma programação paralela com debates, seminários, mostras temáticas e duas oficinas.
A Oficina Básica de Maquiagem FX (efeitos especiais), com a maquiadora Ju Welasco, será realizada nos dias 12 e 13 de junho, das 14h às 17h. O acesso é livre, mas é solicitada uma colaboração de R$ 50 para a compra de materiais.
O encerramento do evento será no sábado (13), com a cerimônia de premiação dos melhores curtíssimos internacionais e nacionais. Às 20h, o público poderá ver a mostra Janela Pa