Colômbia bate a Costa do Marfim e coloca os pés nas Oitavas
Publicado
emA Colômbia deu grande passo nesta quinta-feira para voltar a avançar de fase na Copa do Mundo após 24 anos. No duelo teoricamente mais complicado do Grupo C, a seleção sul-americana voltou a contar com apoio maciço de torcedores e fez boa partida para bater, com requintes de drama no fim, a Costa do Marfim por 2 a 1 pela segunda rodada do Mundial, seguindo na liderança da chave.
Com seis pontos, a Colômbia abre três do segundo colocado – a própria Costa do Marfim, embora reste o jogo entre Japão Grécia – que fecham a rodada do grupo. O time sul-americano não passa da primeira fase em um Mundial desde 1990, quando foi eliminado nas oitavas de final.
Os colombianos tentarão sacramentar a classificação na próxima terça-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Pantanal (MT), em confronto contra o Japão. Já os marfinenses terão que buscar a vaga em duelo contra a Grécia no mesmo dia e horário, no Castelão (CE).
O que se viu no Mané Garrincha, em Brasília, foi mais um adversário entrar na dança da Colômbia nesta Copa do Mundo. Se a estreia foi um baile sobre a Grécia, desta vez foi muito mais difícil. Mas valeu o ritmo dos sul-americanos.
A empolgação das arquibancadas parecia contagiar a equipe colombiana, que caiu no rebolado para comemorar os dois gols. No primeiro, até os reservas entraram na dança. Empolgada, a seleção amarela sonha alto. E tem motivos para isso, já que chegou a sua segunda vitória e está praticamente classificada para as oitavas de final.
O ímpeto colombiano apresentado na estreia não se repetiu nesta quinta. A seleção sul-americana deixou que a Costa do Marfim ficasse com a bola na maior parte do primeiro tempo e apostou em resolver o jogo no contra-ataque. Até teve a oportunidade de abrir o placar, mas Gutierrez perdeu uma chance inacreditável. Mas o que se viu na etapa inicial foi uma pressão da Costa do Marfim que esbarrou na retranca adversária.
Se o primeiro tempo foi truncado, a etapa final foi emocionante. James Rodríguez marcou de cabeça e seis minutos depois a Colômbia ampliou com Quintero. Mal deu tempo de comemorar e Gervinho marcou golaço em jogada individual, descontando para os marfinenses. Partida aberta até o fim, com chances dos dois lados. Mas valeu o esforço dos colombianos, que seguraram como puderam o resultado diante da pressão africana nos últimos minutos.