Marcia Cristina da Silva
A escola de samba Nenê de Vila Matilde, quinta a desfilar neste sábado, 06, no Sambódromo do Anhembi, transformou a passarela do samba em um grande espetáculo musical. A escola da zona leste foi buscar no teatro musical brasileiro um de seus maiores ícones como inspiração. Com o enredo “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval”, a agremiação homenageou a atriz Claudia Raia.
O enredo destacou a trajetória da atriz, que começou a carreira como bailarina clássica, ainda criança, antes de estrear na TV, no programa “Viva o Gordo”. Sua primeira novela foi “Roque Santeiro”. Depois colecionou personagens de sucesso em produções como “Sassaricando”, “Rainha da Sucata”, “A Favorita”, “Salve Jorge”, além do humorístico “TV Pirata” e da minissérie “Engraçadinha”.
Além da TV, Claudia se consagrou também como uma das principais atrizes brasileiras do teatro musical. Ela estrelou vários espetáculos, como “Splish Splash”, “Não Fuja da Raia”, “Sweet Clarity”, “Cabaret”, entre outros. A carreira da atriz no cinema também será relembrada, mas é a sua trajetória no teatro musical o maior enfoque do enredo.
O primeiro setor do desfile destacou o sonho da menina Maria Claudia pela dança clássica, pelo balé, sua ida para Nova York para estudar dança e a descoberta dos grandes musicais.
Já o segundo setor representou uma bailarina mais versátil e é dedicado às adaptações teatrais produzidas no Brasil. Em seguida, o terceiro setor representa a trajetória de Claudia no cinema e na TV e os grandes personagens das novelas.
No quarto setor, a escola destacou espetáculos musicais que a atriz trouxe para o Brasil e que têm a assinatura dela. Já o quinto e último setor faz um tributo aos 30 anos de carreira de Claudia Raia.
Além da emoção de ser homenageada, Claudia Raia ainda teve a companhia da filha, Sophia, no desfile. A menina desfilou na comissão de frente. Outra novidade da escola foi a presença de cinco sósias da atriz, que foram eleitas em concurso, em cada um dos carros alegóricos.
Com esta homenagem, a Nenê busca seu 12º título do carnaval paulistano. Sua última conquista no Grupo Especial foi em 2001. Em 2015, a escola terminou em 7º lugar. Na busca pelo título, a agremiação vai levar ao Sambódromo 3.000 integrantes, divididos em 27 alas, e cinco carro alegóricos. Com 205 componentes, a bateria da Nenê será conduzida pelo mestre Marco Antônio David, conhecido como Markão. A rainha da ala de ritmistas é Ariellen Domiciano.
Samba-enredo: “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval”
Quem é da Vila não foge da Raia
Cai na gandaia, samba com a Nenê
Entra na dança nesse Carnaval
Com a Rainha do teatro musical
Ê Maria, quanta alegria vem nas asas da Nenê
A bênção oh mãe querida
Tão dedicada fez o sonho acontecer
Surgiu assim linda Julieta
A dança revelava seu amor
Uma bailarina a deslumbrar
O show tão lindo está no ar
Lá vem o grande domador
É fantasia que dá e passa
Paixão tão louca que arrebata
E a menina se transformou
O Mestre mandou dançar (ôô)
A moça rodou a saia, dançou
De musicais em musicais
Pelo mundo despontou
Bailando se reinventa
Artista em toda forma de expressão
Engraçadinha na Tv e no cinema
A favorita dentro do meu coração
Sassaricando vem mostrar o seu valor
Divina dama que o teatro apresentou
Hoje no palco iluminado
O povo te aplaude e vibra com você
São 30 anos de dedicação
Nas Raias da vida a consagração
Claudia guerreira a nos emocionar
E a Zona Leste
Canta forte para te exaltar