Carolina Paiva, Edição
Chega de estresse por não ter chegado onde queria. Agora é esfriar a cabeça e buscar quem pode lhe mostrar o melhor caminho para subir os degraus que tanto almeja galgar. Faça como os húngaros medievais – e posteriormente os britânicos, para enfim se espalhar pelo mundo – e bata na porta de um coach. Com certeza a escada que se busca ficará mais visível.
Coaching, vale lembrar, é uma atividade que vem ganhando cada vez mais destaque e importância. O foco está no autoconhecimento, em que um coach ajuda o seu cliente a evoluir em alguma área da vida.
Trata-se de um processo estimulante e criativo, que visa maximizar o potencial pessoal e profissional, por meio do desenvolvimento de novos e efetivos comportamentos. A intenção é buscar respostas e caminhos que vão ao encontro dos objetivos de cada um, ampliando o autoconhecimento e chegando a mudança desejada.
O processo de coaching é indicado para aqueles que procuram expandir suas potencialidades através de metas e planos de ação, que auxiliam na superação de diversos desafios.
Muitos motivos levam uma pessoa a buscar a orientação de um coach, entre eles: falta de direcionamento e planejamento profissional, necessidade de melhorar a comunicação e construir relacionamentos, desenvolvimento de espírito de equipe, liderança e novas competências ou até mesmo lidar com questões como demasiada autocrítica e procrastinação.
Segundo Deborah Toschi, coach de carreira e vida, a insegurança profissional, que pode em alguns casos afetar também a vida pessoal, é um entrave relatado por diversas pessoas que a procuram.
– Se o cliente está confuso, insatisfeito ou perdido na sua trajetória profissional, parece que tudo não vai bem. A solução é a busca por desenvolvimento e autoconhecimento. Para isso, o processo de coaching inicia-se com foco na compreensão de problemas, sublinha.
Com base em informações iniciais, salienta Deborah, o coach sugere qual será a melhor metodologia (coaching de carreira, vida ou mentoria), número de encontros e quais são os pontos que serão trabalhados durante o processo. “O principal objetivo é que o indivíduo possa colocar suas ideias em ação, trabalhando cada ponto que deseja superar, melhorar ou transformar”, destaca.