Vinícius Brandão
Pelo segundo mês seguido, Brasília ficou com inflação abaixo da meta estipulada pelo Banco Central para o País em 2017. Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, a variação acumulada nos últimos 12 meses foi de 3,99%, enquanto a meta nacional é de 4,5%.
Os dados foram divulgados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) na manhã desta terça-feira (19), na sede de empresa pública.
A companhia fez uma análise de levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 13 capitais do Brasil.
Desde janeiro de 2015, a variação acumulada de 12 meses em Brasília estava acima do intervalo de tolerância da inflação. Isso ocorreu até o mesmo mês de 2016, quando o valor começou a diminuir.
Em outubro daquele ano, a cidade voltou para dentro do intervalo e continuou a decair. Foi em julho que os valores em Brasília ficaram abaixo da meta atual, com 3,79% de variação acumulada em 12 meses.
Apesar de se manter abaixo da meta do País, Brasília registrou uma variação positiva de 0,45% na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em agosto. O número representa um aumento de 0,17 ponto porcentual em relação ao mês anterior, em que a taxa foi de 0,28%.
A variação de Brasília foi a mais alta entre as cidades pesquisadas em agosto. O que fez com que a capital ficasse acima da média nacional (0,19%).