Notibras

Colosso da natureza achado na Argentina superava em tamanho os outros dinos

Paleontólogos anunciaram o descobrimento na Argentina do fóssil do dinossauro “Notocolossus”, um dos maiores animais terrestres conhecidos, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes ligadas à pesquisa.

Um grupo de pesquisadores liderado pelo paleontólogo argentino Bernardo González Riga descobriu uma “nova espécie que se encontra entre os maiores dinossauros conhecidos pela ciência”.

Os fósseis, que foram localizados na província de Mendoza, no oeste da Argentina, são de 86 milhões de anos atrás. A nova espécie descoberta proporciona os cientistas informações essenciais sobre a extremidade traseira dos titanossauros, considerados com os maiores animais terrestres que já existiram.

O artigo que revela o descobrimento foi divulgado pela revista “Scientific Reports”. Em comunicado, González Riga afirma que as evidências sobre o “Notocolossus” sugerem que ele deve ser um dos animais mais pesados já descobertos na Terra.

“Embora o caráter incompleto de seu esqueleto impeça a realização de estimativas precisas sobre seu tamanho, seu úmero (osso do braço) tem 1,76 metro de comprimento, sendo mais longo do que o de qualquer outro titanossauro conhecido”, afirmou na nota.

“Se, como é provável, as proporções corporais do Notocolossus forem compatíveis a dos titanossauros melhor preservados, ele tinha entre 25 e 28 metros de comprimento e pesava entre 40 e 60 toneladas, ou seja, 9 a 13 elefantes juntos”, concluiu.

Sair da versão mobile