Bolsonaro descartado
Com medo de Lula, militares buscam 3ª via
Publicado
emDecepcionados com Jair Bolsonaro, militares avaliam como contribuir na construção de uma terceira via capaz de disputar com Lula, e vencer, as eleições de 2022. Por que essa busca? É a certeza de que o petista venceria o pleito em primeiro turno, caso a disputa fosse realizada hoje. A busca pode acabar na eventualidade de um impeachment que alce o general Hamilton Mourão à condição de presidente. Nesse caso, as apostas seriam na reeleição do atual vice.
Essa preocupação, admitida reservadamente, cresce à medida em que as pesquisas apontam para um crescimento do ex-presidente nas pesquisas de opinião. É o caso do levantamento do Instituto Ipec (formado por ex-dirigentes do Ibope) divulgado nesta sexta, 25, onde Lula aparece com 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro.
Com o dobro dos votos, o ex-presidente aparece neste momento como franco favorito para a próxima disputa pelo Palácio do Planalto e, 2022. Na sequência da pesquisa, antecipada pelo Estadão, surgem Ciro Gomes, do PDT, com 7%, João Doria, do PSDB, com 5% e Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%.
Pelo levantamento, Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado. Seu principal reduto continua sendo o Nordeste, onde tem 63% das preferências, com vantagem de 48 pontos porcentuais sobre Bolsonaro. A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e seu principal rival, 24%.