Curta nossa página


Juntando os cacos

Com Melanie, nada se perde. E lixo vira arte

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Melanie Abrantes costuma usar tudo o que estiver ao seu alcance para trabalhar novidades. No frigir dos ovos, nada vai para o lixo. Essa designer americana juntou as sobras de seus trabalhos anteriores e deu forma a uma nova coleção de peças inspiradas na costa da Califórniia. De cortiça e madeira, as obras da coleção Modern California remetem ao estilo de vida calmo da região e ajudam a decorar a casa com vasos esculturais, porta-velas, cestos e até coolers para vinho.

Além dos dois materiais principais, o vidro que compõe os itens foi adquirido das sobras de artistas locais e de lojas de segunda mão. Para chegar ao resultado da mistura de materiais, a designer usou máquinas que laminam a cortiça e a madeira juntas, esculpindo-as de forma que elas se encaixem no recipiente transparente. A peça que apresenta a maior fusão entre os três é o vaso Marais, o qual Abrantes descreve tanto como obra de arte, quanto peça funcional.

Para misturar os tipos de cortiça oriundos das sobras da artista, ela separou os acabamentos e depois mesclou-os em uma mesma peça: os potes Bolo levam uma bola de madeira na abertura e dois compartimentos feitos do mesmo material que as rolhas. O nome é dado segundo a língua portuguesa, devido ao formato da peça.

A cortiça é uma material que pode ser reciclado, mas não de forma convencional, como o plástico e o papel. Por isso, seu reaproveitamento pede um trabalho artesanal, como o da designer na coleção. As peças serão comercializadas na London Design Feir, no Reino Unido, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.