Começa no Senado a contagem regressiva para a votação do impeachment
Publicado
em![](https://www.notibras.com/site/wp-content/uploads/2016/08/1039929-df_24082016-vac_0231.jpg)
Marta Nobre, Edição
Está tudo pronto em Brasília para o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A contagem regressiva começa nesta quinta-feira, 25, e deve se estender até o dia 29. Os partidários do presidente interino Michel Temer dizem ter 63 votos para a saída da petista. Já os dilmistas garantem que haverá uma virada de mesa.
Durante todo o processo, a segurança na Esplanada dos Ministérios contará com até 1.332 policiais militares, segundo a secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, Márcia de Alencar. O ‘muro da discórdia voltou a ser erguido no gramado. De um lado, os pró-impeachment; de outro, os contrários.
Enquanto durar o julgamento, a segurança contará também com 100 bombeiros e 100 policiais legislativos, além da Polícia Civil. A partir de zero hora de segunda-feira (29), o trânsito será bloqueado na Esplanada até o término da votação. Caso haja um fluxo maior de pessoas nos primeiros dias, o trânsito será interrompido. O Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e o Ministério da Justiça serão isolados. Não haverá passagem entre a Câmara dos Deputados e Senado Federal, durante o julgamento.
Do lado do Teatro Nacional, ficarão os manifestantes contra o impeachment e, no lado da Catedral, estarão os que apoiam o impeachment. As forças de segurança ocuparão uma área exclusiva, num corredor de 1 km de extensão.
Os manifestantes que forem em caravana se concentrarão no Ginásio Nilson Nelson. De acordo com a secretária Márcia de Alencar, a expectativa de público nos dias 29, 30 e 31 de agosto é de que haja, pelo menos, 10 mil pessoas dos dois lados do muro da esplanada durante o julgamento, podendo chegar a 30 mil o número de manifestantes.
O público não poderá portar objetos pontiagudos e não será permitido o uso de qualquer tipo de símbolo abusivo, de bonecos infláveis ou qualquer outro elemento que comprometa a segurança dos espectadores.
![](https://www.notibras.com/site/wp-content/uploads/2021/08/logoNotibrasTopo.png)