Todos os candidatos que vão disputar votos nas eleições de 5 de outubro já estão em campanha. Estão autorizados a abrirem comitês eleitorais, colocarem nas ruas veículos com alto-falantes, promoverem caminhadas e carreatas, distribuírem panfletos, obedecendo, porém, as regras previstas pela legislação eleitoral.
Os candidatos estão proibidos de promoverem “showmícios”, com presença de artistas e cantores famosos. Não poderão fazer distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou qualquer outro material que proporcione vantagens ao eleitor.
Qualquer abuso contra as regras eleitorais poderá resultar em multas e no enquadramento do candidato pelas práticas de compra de votos e abuso de poder econômico e político.
A presidente Dilma Rousseff e os governadores que vão disputar à reeleição, e vão permanecer nos cargos, estão impedidos de usar a maquina pública em beneficio de suas candidaturas.
Durante a campanha eleitoral poderá ocorrer a realização de concursos públicos, mas as nomeações só serão feitas a partir de janeiro de 2015, depois da posse dos eleitos.
A propaganda eleitoral gratuita na tevê e no rádio começará no dia 19 de agosto.
Cláudio Coletti