Notibras

Começa paralisação de 24h dos funcionários da Cedae

O sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico e Meio Ambiente (Sintsama) confirmou que os funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) farão uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (5) em todo o estado. A mobilização dos trabalhadores incluirá ainda uma passeata até o Palácio Guanabara para que o governo do Estado atenda às reivindicações da categoria. Entre elas, estão o aumento real salarial em 10%, a correção da perda monetária nos últimos 10 anos, em torno de 24%, além de uma participação de 10% sobre os lucros da empresa.

“Nossa categoria está esmagada, a Cedae não faz novos concursos e ainda terceiriza os serviços, prejudicando a categoria e a população. Mas vamos trabalhar com 50% do efetivo, para que o abastecimento não seja prejudicado”, disse João Xavier, diretor do Sindicato. A concentração para o protesto está marcada para as 11h, no Largo do Machado.

Segundo o sindicato, a Nova Cedae apresentou contra-proposta de 5,81% de reajuste e demissão de mais de 600 trabalhadores, entre este ano e o próximo.

A assessoria de imprensa da Cedae diz que o acordo coletivo está sendo conversado há dois meses, mas que ainda não houve uma definição. Segundo a companhia, o abastecimento de água não será afetado devido à paralisação.

Sair da versão mobile