Coreia do Sul
Comemoração do Halloween deixa 120 mortos e 150 feridos
Publicado
emTragédia na Coreia do Sul, em comemoração ao Dia das Bruxas: ao menos 120 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas neste sábado, 29, ao serem esmagadas por uma multidão que avançava em uma rua estreita durante as festividades de Halloween, no bairro de Itaewon, em Seul, capital do país. Cerca de 50 pessoas teriam sofrido paradas cardíacas no local, segundo disseram autoridades policiais.
Choi Seong-beom, chefe do corpo de bombeiros disse que o número de mortos pode aumentar e que um número não especificado de feridos está em condições críticas. Mais de 800 trabalhadores de emergência e policiais de todo o país, incluindo todo o pessoal disponível em Seul, foram enviados às ruas para tratar os feridos.
Autoridades acreditam que as pessoas foram esmagadas até a morte depois que uma multidão começou a avançar em um beco estreito perto do Hamilton Hotel, um importante local de festas em Seul, por volta das 22h22 do horário local (10h22 em Brasília). A tragédia já é o pior desastre em tempos de paz na Coreia do Sul desde que a balsa Sewol afundou em 2014, matando mais de 300 pessoas.
Segundo o chefe dos bombeiros, 74 dos mortos foram enviados para hospitais enquanto os corpos dos 46 restantes que foram mantidos nas ruas estavam sendo transportados para um ginásio próximo para que os trabalhadores pudessem identificá-los. A maioria das vítimas tinha 20 anos, disseram as autoridades.
Cerca de 81 pessoas foram relatadas como sofrendo “problemas respiratórios”, disse a polícia. A agência de notícias nacional sul-coreana Yonhap informou que cerca de 50 pessoas estavam em parada cardíaca.