O comércio carioca pode perder até R$ 1 bilhão e 900 milhões em vendas se a seleção brasileira chegar a final da Copa do Mundo por causa dos feriados que vem sendo decretados nos dias de jogos no Maracanã. A estimativa é do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas – CDLRio. Isso equivale, dependendo do dia da semana, de 50% a 70% de prejuízo, com base no faturamento médio do comércio do Rio, que gira em torno de R$ 370 milhões por dia.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, além disso os turistas estrangeiros que vieram para o Mundial não estão comprando nada além de alimentos por causa da carga de impostos que onera muito os nossos produtos. “Além disso, a grande maioria dos turistas que veio ver a Copa é de menor poder aquisitivo, que vai ao supermercado fazer compras para comer no quarto”, disse Aldo.
Ele lembra que o comércio já vem sofrendo com o excessivo número de feriados do calendário anual. São 16 entre nacionais, estaduais e municipais, dos quais 13 em dias úteis, possibilitando os chamados “enforcamentos”.
“Sem contar com os feriados por conta da Copa do Mundo, será quase um mês de vendas depreciadas. E não são apenas os lojistas que perdem com isso. Perde todo o setor produtivo, o governo que deixa de arrecadar impostos e os comerciários – vendedores comissionistas – que deixarão de receber comissões pelas vendas não realizadas”, conclui Aldo.