Comissão aprova relatório do impeachment e joga sorte de Dilma para o Plenário
Publicado
emFelipe Meirelles
Trinta e oito votos a favor, 27 contra. Foi esse o resultado da votação na Comissão do Impeachment, sobre o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) para o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. A palavra final caberá ao Plenário da Câmara, que deverá anunciar sua posição nas sessões dos próximos dias 15, 16 e 17.
O resultado já era esperado, mas não com uma larga margem de votos contra o governo. A sessão durou quase 10 horas, 38 deputados aprovaram o relatório e 27 se manifestaram contrários.
A votação foi realizada na última sessão da comissão especial, que se reuniu dez vezes desde 17 de março, data que o comitê foi instalado. A reunião desta segunda-feira teve quórum máximo, com a presença de quase todos os 65 membros titulares, além de dezenas de suplentes e deputados não membros.
Antes mesmo de a votação ser iniciada a oposição já começava a comemorar. Gritos contra e a favor do impedimento tomaram conta do plenário. Ao final, os oposicionistas cantaram o Hino Nacional. Os aliados do governo deixaram a comissão gritando “golpistas”.