Notibras

Como aprender a cuidar da pele de acordo com a idade

Os velhos e bons genes de família podem influenciar no inevitável processo de envelhecimento da pele, assim como o meio em que as pessoas vivem e as condições ambientais e financeiras. Mas, para quem deseja ficar com a pele boa por anos e anos, há cuidados que podem ser tomados para amenizar ou tentar retardar as marcas do tempo. Exposição solar sem proteção, cigarro, estresse constante e vida sedentária não combinam com pele bonita, saudável e com viço.

Os banhos demorados e muito quentes também devem ser eliminados do dia a dia, já que ressecam e desidratam a cútis. Além disso, os hábitos à mesa não podem ser esquecidos. Uma alimentação equilibrada, segundo a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é uma ótima aliada da pele, assim como o ritual de limpá-la, tonificá-la e hidratá-la diariamente, em todas as fases da vida.

Protetor solar,  é indispensável.

Mas, além desses cuidados gerais, as faixas etárias costumam apresentar características próprias. Por isso, foram consultadas as dermatologistas Denise Steiner, Daniela Schmidt Pimentel, Carla Albuquerque, Inaê Cavalcanti e Silvia Zimbres para sugerir dicas dos principais cuidados indicados para cada fase da vida. É importante ter a opinião de um médico especialista no assunto antes de tomar qualquer iniciativa que vá além dos cuidados básicos.

Sair da versão mobile