Teletrabalho, trabalho remoto, trabalho a distância e, mais recentemente, home office. Esses são alguns nomes pelos quais é conhecido um modelo de trabalho em que o empregado (ou trabalhador freelancer) realiza as mesmas tarefas que realizaria se estivesse trabalhando alocado na empresa, mas faz isso no conforto de sua casa.
É claro que nem todo mundo pode adotar esse método de trabalho, porque, além de depender de a empresa decidir que o home office é a opção ideal, o trabalhador precisa estar ocupando uma vaga que permite que isso aconteça – policiais e cirurgiões, por exemplo, não podem trabalhar em suas casas, mas professores e jornalistas, por sua vez, conseguem realizar suas tarefas (ou boa parte delas) se tiverem acesso a um computador em seus lares.
Um pouco mais de flexibilidade em relação ao horário, ausência da necessidade de usar transporte público ou de dirigir e mais tempo para passar com os filhos, o cônjuge, a família ou os animais de estimação, por exemplo, são algumas das vantagens desse modelo de trabalho.
As vantagens podem fazer muitos olhos brilharem, mas tem gente que jamais conseguiria se adaptar ao home office, já que há uma grande necessidade de se organizar (para não trabalhar demais nem de menos) e uma disciplina bastante desenvolvida para evitar as distrações da sua casinha confortável: um cochilo pode estragar a produtividade, por exemplo!
Home office é, afinal, bastante subjetivo! Tem gente que adoraria trabalhar assim, enquanto muitos outros sabem, de antemão, que jamais se adaptariam a esse modelo de trabalho. Você sabia que as características do seu signo podem influenciar o modo como você atua quando está trabalhando em sua casa? Confira uma lista com detalhes de como cada um dos signos se comporta quando precisa fazer trabalho remoto.
Áries
Como adora uma aventura, o ariano inicialmente vai adorar a novidade do home office e da nova rotina, mas, conforme o tempo for passando, a produtividade do nativo de Áries vai ser com uma montanha-russa, afinal, todo mundo sabe que, com ele, é 8 ou 80. Quando o ariano acordar disposto, portanto, o dia vai ser muito mais produtivo do que seria se estivesse alocado na empresa, mas, em compensação, alguns dias serão bastante produtivos e arrastados, o que pode gerar cobranças…
Touro
O principal ponto negativo do trabalho remoto para um taurino é a ausência de uma rotina definida, então ele vai lutar um pouquinho contra si mesmo para encontrar a estabilidade tão desejada, mas com uma rotina certinha, com horários para acordar, entregar tarefas e encerrar o expediente, o nativo de Touro pode se dar bem no home office, porque, afinal de contas, ele é muito leal em todos os aspectos de sua vida, inclusive à empresa para quem presta serviço, então sempre vai se esforçar ao máximo para entregar o que for exigido.
Gêmeos
Por ser bastante imprevisível, é praticamente impossível saber como um geminiano lida com o home office, mas temos algumas linhas de raciocínio para seguir. No ambiente de trabalho, costumamos segurar a barra e não explodir diante de uma irritação ou de uma frustração. Como é pavio curto e vai estar em casa, sem um chefe policiando, o nativo de Gêmeos pode acabar se estressando com bastante frequência. O bom humor, tão natural ao geminiano, pode ser uma boa forma de combater esse estresse e de levar uma vida mais leve. Então, apesar de trabalhar e entregar os resultados exigidos, o nativo de Gêmeos gosta de navegar nas redes sociais para esfriar um pouco a sua cabeça quente.
Câncer
Talvez nenhum signo se dê tão bem no home office quanto Câncer. Caseiro, resguardado e bastante ligado à família, o canceriano não verá problema nenhum em curtir mais a sua casa e a presença dos filhos, do marido, da esposa e de outros familiares; isso pode até mesmo aumentar a sua produtividade! O ponto negativo é que, por ser bastante sensível, a frieza de um feedback (retorno da chefia) via mensagem pode deixar o canceriano com mil e uma pulgas atrás da orelha, o que seria evitado numa conversa olho no olho.
Leão
Logo de cara, o home office já desagrada ao leonino. Como adora estar sempre na moda e se destacar em qualquer ambiente frequentado, o nativo de Leão vai sentir falta de ser o centro da atenção durante o expediente. Mas como é bastante comunicativo e aberto, o leonino consegue dar um jeito de se manter sempre em contato com seus supervisores, garantindo uma boa produtividade e uma relação bastante amistosa com seus chefes.
Virgem
Como o virginiano busca excelência em tudo o que faz, seus supervisores não vão notar uma queda de produtividade no trabalho dele, porque tudo vai estar entregue dentro do prazo e com a melhor qualidade possível. O problema é que, por desejar o sucesso de maneira quase que incessante, o nativo de Virgem acaba se cobrando demais, o que pode ser um grande entrave para uma rotina leve e harmoniosa.
Libra
A maior dificuldade do libriano que trabalha de maneira remota é, obviamente, fazer escolhas: acordar na mesma hora que acordaria se estivesse trabalhando alocado? Fazer quanto tempo de pausa para o almoço? Verificar e-mails mesmo após o horário do expediente? Ter um horário de expediente? Cada pequena decisão será uma dor de cabeça para ele. Se conseguir organizar isso e levar uma rotina mais leve, porém, o nativo de Libra tem tudo para ser um sucesso no home office, já que um ambiente harmonioso é quase que garantia de que o libriano vai alcançar o que deseja.
Escorpião
Tudo é intenso para o escorpiano, já que ele faz tudo com bastante paixão. Se estiver empenhado e comprometido com suas tarefas, nada poderá detê-lo, mas se estiver mais empolgado com as opções de entretenimento e de lazer que há em sua casa, bem, os resultados serão decepcionantes. Outra situação que pode jogar a favor ou contra o nativo de Escorpião no trabalho remoto é a presença do cônjuge em casa, já que ele é bastante romântico e, é claro, sexual. Por isso o par pode ser tanto uma distração constante quanto um incentivador – que delícia seria poder trabalhar abraçadinho com o seu amor, hein, escorpiano?
Sagitário
O sagitariano é bastante otimista e está sempre com um sorriso no rosto, mas é aquela coisa: felicidade e otimismo na medida certa podem ser úteis, mas se passarem da conta… Se o nativo de Sagitário conseguir direcionar esse otimismo para realizar bem suas tarefas (“eu preciso fazer isso até cinco da tarde”), será um sucesso; mas, se a positividade exceder (“isso é bem fácil de fazer, então vou deixar pra mais tarde”), pode ser um fracasso retumbante. Equilíbrio é tudo!
Capricórnio
O capricorniano é conhecido por ser naturalmente muito tímido e bastante focado em suas atividades e seus objetivos. Como vai estar cercado por menos gente, ele vai se sentir mais à vontade em casa, aumentando ainda mais o seu foco e entregando o que é exigido e – quem sabe – ainda mais! O problema é que tanto foco assim no trabalho pode fazer com que ele se esqueça dos momentos de prazer e lazer, então o nativo de Capricórnio pode se tornar aquele cara que trabalha de domingo a domingo, das 8h às 21h.
Aquário
Independência e liberdade são as palavras de ordem para o aquariano. Dessa forma, trabalhar em casa e poder organizar sua própria rotina e suas atividades com mais calma e sem pressão é um ponto muito positivo para ele. Como ele preza tanto isso, trabalhará com bastante garra para não jogar fora uma oportunidade tão boa de ser ele mesmo. O negativo é que, como se sabe, o nativo de Aquário enjoa rapidamente das coisas, então pode acabar sentindo falta de trabalhar alocado na empresa ou até mesmo jogar tudo para o alto e sair em busca de algo novo.
Peixes
Sonhador e bastante artístico, o maior risco para o home office do pisciano é um filminho à tarde, rabiscar umas ideias numa folha qualquer, quem sabe até mesmo um joguinho no videogame logo de manhã para começar bem o dia. Se não desenvolver um nível de foco alto, o nativo de Peixes não vai conseguir corresponder às expectativas. Tudo depende do equilíbrio, porque a arte e a liberdade de dar uma pausa sem pressão pode ser o grande incentivador da produtividade desse signo, até porque ele vai sorrir de orelha a orelha ao saber que pode aproveitar, por exemplo, aquelas duas horas que seriam gastas no caminho de ida e volta ao trabalho para colocar suas séries ou a sua leitura em dia.