Notibras

Como lidar com a gravidez na adolescência? Se confirmada, o importante é cuidar

Beka Andrade

A gravidez pode ser um período de delicada atenção; é quando mãe e a criança que está para nascer iniciam uma nova fase da vida, em que todo o cuidado necessário deve ser tomado para manter a saúde e integridade de ambos.

Quando a gravidez ocorre na adolescência, a atenção deve ser ainda maior, já que, segundo os especialistas, toda gravidez ocorrida precocemente, até os 21 anos de idade, é considerada de risco.

As possíveis complicações associadas à gravidez na adolescência se dão principalmente por causa da necessidade do corpo de se adaptar a uma transformação antecipada. Nesta fase, o organismo das meninas ainda passa por mudanças e sua estrutura ainda está em desenvolvimento.

A gravidez na adolescência acelera esse processo, fazendo com que esse desenvolvimento seja abreviado. Essa situação traz riscos físicos, podendo gerar um bebê com baixo peso, ou ainda com anemia profunda, carência de ferro e pressão alta. Antes mesmo do nascimento, o momento do parto pode gerar complicações, visto que a própria estrutura óssea da mãe adolescente ainda está em desenvolvimento

Além das questões físicas, outro fator importante é o impacto na vida social e psicológico da adolescente. Com a gravidez, a responsabilidade pela vida do bebê é uma pressão e preocupação adultas, que passam a fazer parte em um momento em que a adolescente não estava preparada. No âmbito social, a gestação e o nascimento da criança afetam diretamente sua rotina de estudos e deveres.

Para prevenir uma gravidez indesejada, a adolescente deve ter acesso a informações sobre métodos contraceptivos e funcionamento do seu organismo. Nos dias atuais, o método mais eficaz continua sendo o uso do preservativo feminino ou masculino, pois, além de evitar uma gravidez precoce, evita a transmissão de DSTs.

Em caso de suspeita de gravidez é indicado que a adolescente receba as orientações adequadas para fazer um teste de gravidez e tirar suas dúvidas. As suspeitas podem ocorrer se houver uma relação sexual desprotegida e atraso na menstruação.

Sair da versão mobile