Boas dicas
Como limpar e manter o sofá sempre perfumado
Publicado
emNair Assad, Edição
O sofá é um dos itens de maior importância em uma casa, não se deve negar que ele é um móvel que deve ser confortável, estar em bom estado e limpo. Além de ser uma peça decorativa, o sofá também nos traz conforto e causa o bem-estar nas pessoas da casa. É onde a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, descansam depois de um dia turbulento de trabalho.
Como os sofás são móveis de preços mais elevados, eles não são trocados com tanta frequência, mesmo que a decoração mude geralmente o sofá permanece na casa por alguns anos mais. É por esse e outros motivos que uma boa manutenção e limpeza são essenciais para conservar e manter a vida útil do seu sofá por mais tempo.
Para manter essa conservação e limpeza e deixar o sofá com cara de novo sempre, existem algumas dicas para ajudar na hora de limpá-lo.
Limpeza com pano úmido ou a seco – O tipo de limpeza vai depender e variar de acordo com o tipo de material do seu sofá. Existem hoje no mercado diversos tipos de revestimento para sofá, em tecidos como camurça, algodão, napa, courino, linho, couro, etc
Por isso é muito importante que antes de começar a limpeza, você saiba exatamente qual o material do seu sofá. Geralmente nas etiquetas que ficam localizadas na parte de trás da peça você encontra os símbolos e instruções de limpeza.
Como identificar
Letra P: indica que o processo deve ser o normal de lavagem a seco. Esse é o tipo de limpeza que pode ser feita com panos de limpeza secos, costumam ser vendidos em supermercados. Basta aspirar o sofá e passar o pano por toda a extensão do estofado.
Letra W: indica que o processo de limpeza pode ser feita com um pano úmido, que é a forma de limpeza mais comum. Pode-se usar água e produtos específicos como detergente.
Letra F: indica que a limpeza deve ser a seco e profissional. Nesse caso a limpeza deve ser realizada em uma empresa especializada.
Letra O: indica que o sofá deve ser limpo com água fria.
Como limpar e manter limpo por mais tempo? – Para iniciar a lavagem de sofá independente de qual seja o material do seu, o primeiro passo é aspirá-lo por completo, ou utilizar uma escova de cerdas macias, dessa forma você consegue retirar todas as sujeiras, pelos, poeira e tudo o mais que estiver sobre ele.
Os sofás com material em linho, veludo ou qualquer outro tipo de tecido, alguns especialistas recomendam uma solução caseira de limpeza, que é a mistura de 1 litro de água morna com 250ml de vinagre branco. Umedeça um pano limpo, e passe essa mistura no sofá. Caso haja manchas mais difíceis de serem removidas, repita o mesmo processo, mas aplicando com uma esponja mais molhada.
Depois desse processo passe um pano seco para remover o excesso da mistura e deixe secar naturalmente. O vinagre além de limpar, retira vários cheiros desagradáveis e também deixa o tecido mais macio. Esse tipo de limpeza pode ser feita uma vez no mês.
Para os sofás com revestimento em couro, courino ou napa: Nesse tipo de caso a orientação é passar apenas um pano umedecido em água ou detergente neutro. Para evitar possíveis rachaduras e conservais mais o couro, especialistas recomendam aplicar pelo menos de 3 em 3 meses, silicone líquido ou vaselina.
Esses produtos podem ser aplicados com uma flanela e vão ajudar a manter as fibras desse material mais hidratada, evitando aquelas rachaduras que são bastante comuns.
Já os sofás com estofado de camurça, é mais aconselhável usar apenas água para limpá-los. Um pano umedecido com água é o suficiente para tirar toda a sujeira, se necessário é possível usar detergente neutro também.
Os sofás em camurça devem ser escovados pelo menos uma vez na semana com escovas próprias para o material. Se algo líquido cair no sofá é ideal secá-lo o mais rápido possível.
Evite principalmente produtos que contenham cloro, assim como o sabão em pó, que não são substâncias adequadas para a lavagem de sofás . Segundo especialistas, se você tem dúvidas na hora de fazer a limpeza do seu sofá, use detergente líquido e neutro, sempre.
Assim as chances de errar e estragar o seu sofá são bem menores. Mas você também pode optar por produtos que sejam específicos para limpeza de estofados.
Eliminando manchas – É muito comum ocorrer alguma mancha no sofá, já que ele é um local de muita circulação.
Nesses casos a primeira coisa que devemos fazer é limpá-lo o mais rápido possível, além de facilitar, as chances de a mancha sair são bem maiores. Para ajudar ainda mais, existem alguns truques para ajudar a remover algumas manchas:
Refrigerante: Para remover esse tipo de mancha, recomenda-se passar detergente líquido e água apenas. Esfregue um pouco se necessário e retire o excesso com um pano seco.
Café ou vinho: Primeiramente use um pedaço de papel toalha para absorver o restante do líquido derramado. Comece a limpeza pelas bordas da mancha, indo para o centro, isso evita que a mancha se espalhe ainda mais. Jogue por cima um pouco de água com gás e deixe borbulhar para subir à superfície. Absorva novamente com o papel toalha, e evite ao máximo esfregar. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Existe ainda a opção de passar gelo na mancha e ir enxugando.
Gordura: Para tirar manchas de gordura ou qualquer tipo de comida, alguns passos são necessários. Use 1 copo de água morna para ¼ de sabão neutro. Faça com que a mistura forma espuma e passe sobre a mancha com uma esponja, deixando agir por 15 minutos, depois é só retirar com papel toalha, sempre de fora para dentro, e por fim passe um pano seco e deixe secar.