A Secretaria Municipal de Saúde do Rio deu início na manhã desta quarta-feira (8) às obras de construção da Clínica da Família da Avenida Bento Ribeiro Dantas, na Favela da Maré, na Zona Norte do Rio. Segundo o prefeito Eduardo Paes, até dezembro as obras estarão concluídas. Com uma população de 130 mil pessoas, a Maré conta atualmente com oito unidades de atenção primária, entre elas, uma Clínica da Família, dois centros de Saúde e cinco postos de apoio em saúde.
“Aqui não é o Leblon [bairro nobre da zona sul da cidade], mas a gente não vai transformar o Rio de Janeiro todo no Leblon. O que todo mundo quer é condições dignas de vida e opções adequadas”, disse Paes ao anunciar o inicio das obras.
Representante da Associação de Moradores da Vila dos Pinheiros, uma das comunidades da Maré, Eunice Cunha, destacou que os moradores esperam pela clínica desde 1996, quando as equipes de Saúde da Família começaram a atuar na região. “Quem mora aqui está precisando dessa ajuda. As clínicas do entorno não atendem a todo mundo, tem muita demanda. Isso [a nova clínica da família] é uma conquista”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a nova unidade terá dez equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal. A clínica vai contemplar as comunidades de Vila do Pinheiro, Conjunto Pinheiro e Salsa e Merengue. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, a clínica também será equipada com raio X e ultrassom. “Vai fazer muita diferença, porque as mães vão conseguir fazer todo o pré-natal dentro da unidade. Hoje, o procedimento não é simples, muitas vezes tem que marcar em um lugar fora da Maré”, explicou.
ABr