Notibras

Comunidade gay tem noite de música e debates sobre futuro

Grupo Contém Dendê se apresenta no local. Foto/Divulgação

Carolina Paiva, Edição

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, terá uma programação diferenciada na Casa do Cantador. O local, que atende como pontão de cultura, dará voz à comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais).

As atividades começam às 20 horas. Estão previstos mesas-redondas, declamação de poesia e show da rapper Vera Veronika, com participação especial do grupo Contém Dendê.

Serão discutidos a relevância de promover políticas públicas culturais voltadas para a comunidade LGBTI e a importância da data, além do combate à LGBTfobia.

O evento foi pensado em parceria com a 13ª Ação da Visibilidade Lésbica, iniciativa que teve início em 22 de julho e segue até 19 de setembro, quando será finalizada com uma oficina de cuidados e saúde para mulheres lésbicas.

Durante o evento, a secretaria anunciará o 1º Prêmio FAC Cultura LGBTI do Distrito Federal, que visa fortalecer, valorizar, proteger, promover, fomentar, difundir e preservar a memória da cultura LGBTI.

A proposta é premiar personalidades, grupos ou organizações que trabalhem diretamente em prol da cultura LGBTI, do aumento da sua visibilidade e/ou contribuam com o enfrentamento à homofobia. A verba será do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, fazer o pré-lançamento no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é simbólico: “A data é um marco fundamental que trata da visibilidade como mote para a discussão de demandas históricas relacionadas aos direitos das mulheres lésbicas. É importante nos posicionarmos contra todos os tipos de opressão, e o prêmio é mais um passo nesse sentido”.

 

Sair da versão mobile