Curta nossa página


Covid

Conass pede toque de recolher em todo o país

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O Conselho Nacional de Saúde divulgou ‘Carta à Nação Brasileira’ nesta segunda, 1, defendendo toque de recolher em todo o País como forma de conter o avanço do novo coronavírus. A medida é vista como única alternativa para conter o iminente colapso da rede pública de saúde.

Segundo o Conass, o Brasil vive pior momento da pandemia, com patamares altos em todas as regiões. Falta condução nacional unificada e coerente da reação à doença. Por isso, a instituição listou que é preciso proibir eventos presenciais, inclusive atividades religiosas; suspender aulas presenciais; e adotar toque de recolher nacional.

Para os secretários de saúde, também é preciso fechar bares e praias, ampliar testagem e acompanhamento dos infectados e criar um Plano Nacional de Comunicação para esclarecer a população da gravidade da situação.

Nos últimos dias, os governadores também puxam reações contra o governo federal. Em uma carta aberta, 19 governadores responderam a uma postagem do presidente sobre repasses de verba. Os líderes estaduais também se mobilizam para comprar vacinas independentemente da União.

Comparado com países que lideram o ranking da vacinação, o Brasil tem uma taxa baixa da população já imunizada. Enquanto Israel já aplicou 92 doses de vacina para cada grupo de 100 habitantes, e o Reino Unido tem a marca de 30, o Brasil tem menos de 4 injeções aplicadas a cada 100 pessoas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.