Notibras

Concurseiro que mira uma área específica tem mais chances de vencer gargalo

Andressa Pimenta Lins, Edição

Ao decidir se tornar um servidor público, é importante que o candidato, além de escolher um bom edital, aprenda a otimizar sua preparação. Alguns estudam de forma aleatória e fazem todos os concursos que aparecem, outros decidem por um determinado segmento de carreira pública, se dedicam a ele, e acabam melhorando sua performance, atingindo seus objetivos mais rápido. Segundo especialistas, essa é uma boa alternativa.

O professor de Direito Penal do IMP Concursos, Tiago Pugsley, explica que ao estudar dessa forma, focando em uma carreira, o candidato leva certa vantagem. “As matérias mais comuns a todos os concursos são vistas com antecedência, deixando o candidato altamente competitivo para conquistar sua vaga”, garante.

Entre os cursos mais procurados estão carreiras policiais, carreiras jurídicas e carreiras fiscais. Essa modalidade de estudo tem como característica não se limitar a um único certame. Nas carreiras policiais, por exemplo, o candidato pode escolher entre Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Policia Legislativa, Policia Federal, ou Policia Civil. Porém, é importante a escolha por uma área que se tenha afinidade.

Com autoridade de quem passou em primeiro lugar no concurso para Policial Legislativo do Senado Federal de 2012, um dos mais disputados na área policial, com remuneração inicial que supera os 12 mil reais, o professor de Direito Processual Penal, Carlos Alfama, dá dicas para os candidatos otimizarem seus estudos.

“É importante que o concursando entenda que estudar aleatoriamente, na maioria das vezes, gera perda de tempo com conteúdo pouco relevante para a aprovação, já uma preparação orientada para uma carreira específica faz com que o candidato economize tempo e energias nessa corrida”, explica ele. Ter foco e se preparar com antecedência aumenta muito as chances de aprovação, finaliza.

Sair da versão mobile