Notibras

Condenado, Arruda mantém candidatura para derrotar Agnelo

– O PT, por meio do Agnelo (Queiroz, governador de Brasília) tentou dar um golpe político e me tirar da disputa eleitoral. Mas eu estou aqui, vivo. Vamos vencer essa disputa e depois provar à Justiça que há um grande equívoco nessa condenação.

Essa foi a reação imediata do ex-governador José Roeberto Arruda (PR), que concorre ao Palácio do Buriti no pleito de outubro, ao ser condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça nesta quarta-feira 9, por improbidade administrativa.

Apesar da condenação, a punição, segundo interpretação de juristas, só vale para as eleições a partir de 2016. A candidatura dele está garantida por ter sido registrada antes da condenação. Na pior das hipóteses, caso derrote Agnelo nas urnas, Arruda não poderia tentar a reeleição em 2018.

O Ministério Público vai recorrer para tentar impugnar a chapa do PR, que tem o ex-deputado Jofran Frejat como vice. É pouco provável,porém, que tenha sucesso. Excetuando-se uma manobra jurídico-política que beneficie o PT, Arruda vai até o fim.

O próprio Supremo Tribunal Federal entende que o momento de impugnar candidatura ficha-suja é até o registro no Tribuna,l Eleitoral. Portanto, se o problema é prazo, Arruda venceu essa batalha. Resta saber como o eleitor reagirá, sabendo que votará (ou não) em um condenado por improbidade.

Na mesma sentença o Tribunal de Justiça também condenou a deputada federal Jacqueline Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz, e o marido dela, Manoel Neto. Mas, a exemplo de Arruda, Jaqueline pode manter sua candidatura à reeleição.

Após a condenação do ex-governador, o PR emitiu a seguinte nota:

O Partido da República – Distrito Federal reafirma seu apoio absoluto e inabalável ao nosso líder e candidato ao Governo do Distrito Federal José Roberto Arruda. Segundo a jurisprudência firmada pela Justiça Eleitoral, a decisão tomada na tarde desta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios não afeta o registro da candidatura, não impede a participação do nosso candidato nas eleições deste ano, nem qualquer embaraço à posse do cargo após a vitória ou mesmo ao exercício do mandato. A acusação contra José Roberto Arruda é absurda, como ele demonstra cabalmente no sítio www.golpede2009.com.br. Por este motivo, a defesa irá buscar a Justiça nas instâncias superiores do Poder Judiciário. Além disso, a sentença da primeira instância ainda depende da apreciação do pedido de suspeição do juiz signatário pelo Superior Tribunal de Justiça, que, inclusive, já o declarou suspeito em processo correlato. Diante disso, o PR-DF reafirma sua disposição de oferecer ao Distrito Federal o candidato mais preparado para restaurar o desenvolvimento da capital e retifica sua confiança nas instituições brasileiras.

Salvador Bispo
Presidente do PR-DF

Sair da versão mobile