O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta quinta, 30, em um total de 34 ações. Entre as acusações, a de falsificar registros financeiros em primeiro grau. Isso o torna o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a ser condenado.
O veredicto foi dado por um júri popular formado por 12 pessoas em Nova York. Coincidência ou não, foram exatas 12 horas até que o veredito tivesse sido anunciado. Havia uma expectativa de que o julgamento demorasse ao menos 72 horas.
A condenação representa um momento notável na história americana e pode ter profundas implicações políticas e sociais no país. Trump, acredita-se, está fora da disputada pela Casa Branca. Ele tenta enfrentar seu sucessor Joe Biden, para voltar à presidência.
Mas a condenação é um momento extraordinário na história dos Estados Unidos, como definiu Anderson Cooper, respeitado analista político da rede de televisão CNN. Trump, claro, deve recorrer da decisão. Mas suas chances de sucesso, admitem correligionários, são ínfimas.