Curta nossa página


Fábula rio-flor

Conferência de animais serve de dica para o homem cuidar da natureza

Publicado

Autor/Imagem:
Luzia Couto - Foto Produção Francisco Filipino

Havia um rio puro cristalino que fazia seu caminho por entre uma verdejante floresta. Este rio trazia vida para a natureza e todo ser vivente ao seu curso.

Suas águas puras, refrescantes, saciavam a sede dos homens e animais, além de molhar toda plantação no curso. Todos dependiam do rio para sobreviver.

Uma certa manhã os animais se reuniram num canto da floresta de baixo de uma figueira bem antiga, iriam discutir sobre o rio. A coruja muito sábia disse: meus queridos amigos aqui presentes, temos que cuidar de nosso rio. É a nossa fonte de vida, sem água, todos pereceremos.

Sr. coelho com suas orelhas grandes nem ouviu e foi retrucando, quem de nós temos tempo para cuidar deste rio? Ele que se cuide sozinho. Temos nossas vidas e afazeres.

A coruja pensou calmamente e respondeu: cada um de nós fará uma parte, não vamos poluir este nosso amigo rio, não vamos desperdiçar água, e vamos plantar sementes em todo percurso dele.

O Dr. jacaré que amava aquelas águas frescas e limpas concordou. Isto comadre coruja você tem razão. Vamos manter este rio limpo e sob a sombra das árvores, assim ele nutre nossas necessidades. Vamos começar por ensinar os filhotes a respeitar este precioso rio. Falaremos da importância de suas águas para nossa sobrevivência.

Assim todos desde os miúdos até os velhinhos, iniciaram a campanha de preservação, as formigas tiravam o lixo, os castores faziam diques para controle do fluxo das águas, a coruja e toda ave carregava sementes e plantava ao longo das margens, o jacaré e o coelho vigiavam os visitantes para não poluir o rio.

Daquele dia em diante o rio cresceu seu leito em retribuição a floresta e os seres maravilhosos que ali habitavam.

Se todos fizermos uma parte ainda que pequena, tudo se resolve em paz.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.