Oposição em alerta
Congresso tenta impedir gestos bélicos de Trump
Publicado
em
Os democratas organizarão uma votação controversa no Congresso dos EUA nesta quinta-feira, 9, sobre um texto para impedir Donald Trump de fazer guerra contra o Irã.
O cenário em Washington é de divisão, com os opositores de Trump tentando evitar uma escalada das ações bélicas. O presidente enviou alguns de seus mais altos funcionários ao Capitólio para informar parlamentares de todas as opções sobre o Irã.
Para a maioria dos republicanos – partido de Trump -, o secretário de Estado Mike Pompeo, o chefe do Pentágono, Mark Esper, a diretora da CIA Gina Haspel e o chefe de gabinete americano, general Mark Milley, fizeram uma apresentação “muito útil ” e convincente.
Mas para a maioria dos democratas, eles deixaram “muitas perguntas sem resposta”. “Nossas preocupações não foram levantadas”, disse Nancy Pelosi, poderosa presidente da Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas. A câmara baixa votará, portanto, uma resolução na quinta-feira “destinada a limitar os atos militares do presidente contra o Irã” , anunciou ela.
