O Movimento Construye, partido do candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio, assassinado, diz ter escolhido outro candidato para a corrida presidencial. No sábado, o Movimento Construye anunciou que a companheiro de chapa de Villavicencio, Andrea Gonzalez Nader, seria a candidata presidencial do partido.
Nesta segunda, 14, porém, o partido reviu sua posição e revelou que o jornalista Christian Zurita será o candidato nas eleições de 20 de agosto. A decisão foi tomada diante de riscos de Conselho Nacional Eleitoral do Equador (NEC) rejeitar a vice como titular, porque ela já estava indicada como candidata à vice-presidência.
Villavicencio foi morto a tiros em um comício de campanha na quarta-feira, menos de duas semanas antes da eleição. O principal suspeito do assassinato morreu devido a ferimentos de bala, informou a Procuradoria-Geral, enquanto outros seis suspeitos foram detidos.
Diana Atamaint, presidente do NEC, disse na quinta-feira que a data da eleição presidencial antecipada do Equador marcada para 20 de agosto permaneceria inalterada, apesar do assassinato de Villavicencio. Ela disse que as forças armadas do país garantirão a segurança dos equatorianos durante todo o processo eleitoral planejado, acrescentando que a proteção para os restantes candidatos presidenciais será duplicada.