Curta nossa página


Conta de luz de clientes da Ampla vai aumentar, em média, 7,38%, a partir de 15 de março

Publicado

Autor/Imagem:


A conta de luz dos clientes da distribuidora Ampla, no Rio de Janeiro, terá um aumento médio de 7,38% a partir de 15 de março. A autorização para o aumento foi concedida nesta terça-feira (8) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Ampla atende cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 municípios do Rio de Janeiro.

Para as residências atendidas pela Ampla, a alta média aprovada foi de 7,15%. Para as indústrias, a média de aumento será maior, de 7,89%.

O aumento foi bem menor que o reajuste anual aprovado para a Ampla em 2015, de 42,19%, em média. Para as residências, o aumento médio aprovado no ano passado foi de 36,41%. Para as indústrias atendidas pela Ampla, foi maior: 56,15%, também na média.

Depois dos fortes aumentos nas tarifas de energia em 2015, há uma expectativa em relação ao comportamento das tarifas neste ano.

Os altos reajustes autorizados pela Aneel no ano passado refletiram o aumento de custos no setor elétrico nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo uso maior de usinas termelétricas – que funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo e gás e geram energia mais cara que as hidrelétricas.

As termelétricas passaram a ser usadas com mais frequência a partir do final de 2012, devido à queda acentuada no nível dos reservatórios de água das principais hidrelétricas do país, resultado da falta de chuvas.

Aumento extra
Em fevereiro, a Aneel negou pedido da Ampla para realizar um aumento extra na conta de seus clientes.

No pedido, a Ampla argumentou que havia descompasso entre os custos da empresa e a tarifa vigente. Entre outros fatores, citou a alta do dólar e a inadimplência de clientes.

O diretor da Aneel André Pepitone, relator do caso, votou por rejeitar o pedido da empresa e foi seguido pelos demais diretores. Ele argumentou que não faria sentido promover aumento da tarifa naquele momento, já que estava previsto para março o reajuste anual do preço da energia distribuída pela Ampla.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.