Notibras

Contos, crônicas e poemas voam em direção a Notibras

Como já é de conhecimento dos nossos leitores, a nova editoria de NotibrasContos, Crônicas e Poemas -, vai estrear no próximo domingo, 15. O objetivo desse novo espaço editorial é abrir o caminho da divulgação para escritores e poetas de todo o país.

Os textos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico concursocontosecronicas@notibras.com. A veiculação é gratuita, e os autores concorrerão a prêmios que serão revelados oportunamente.

Para esclarecer sobre a nova editoria, que é algo inédito na imprensa brasileira, tive um bate-papo com o editor-chefe de Notibras, Wenceslau Araújo. Veja trechos do que foi extraído da entrevista:

Wenceslau, de onde surgiu essa ideia de abrir uma editoria para publicar literatura?

Cecília, há cerca de dois anos, o nosso portal de notícias vem publicando contos e crônicas do Daniel Marchi e do Eduardo Martínez, além do nosso baluarte José Seabra, que foi quem sugeriu tal editoria.

E o que levou Notibras a pensar sobre essa editoria voltada à literatura?

Ceci, houve a percepção de que o nosso público se interessa muito por literatura e, por isso, Notibras começou a investir nesse campo. Tanto é que, diariamente, há pelo menos um conto ou crônica do Eduardo na Editoria Quadradinho, bem como, pelo menos uma ou duas vezes por semana, na Editoria Nordeste. O Daniel, que aqui na redação apelidamos de Bruxo do Méier, numa clara alusão ao incomparável Machado de Assis, o famoso Bruxo do Cosme Velho, também tem sido fundamental, pois sempre brinda nossos leitores com textos incríveis. E o Seabra, como todos sabemos, tem uma das penas mais afiadas quando o assunto é crônica, além de ter se aprofundado na produção de contos muito interessantes.

Mas ter uma editoria voltada à literatura não parece ser uma novidade…

Não é. No entanto, tivemos essa grande sacada, que é abrir espaço para autores desconhecidos, mas nem por isso menos talentosos. Com isso, Notibras inova por dar espaço a escritores e poetas que não conseguem publicar, mas não por falta de talento. É que o mundo literário, muitas vezes, é realmente cruel, não dando oportunidade a inúmeros talentos. Então, a novidade é essa, ou seja, Notibras resolveu dar voz a esse segmento. Como temos muitos ‘cantores de banheiro’, também temos muitos ‘escritores de gaveta’.

Wenceslau, e quem fará a seleção dos textos?

O Seabra confia muito no discernimento do Daniel e do Eduardo, que são dois craques na arte de escrever. Por isso, resolveu entregar a eles a responsabilidade de analisar os textos recebidos. No entanto, o Seabra, como apreciador e incentivador da literatura nacional, já me informou que tem se surpreendido com a qualidade do material que Notibras já está recebendo. O mais importante, porém, Cecília, é que contamos com sua sensibilidade literária, particularmente quando formos selecionar as 50 melhores publicações que serão agraciadas com diferentes premiações.

E o que o escritor precisa fazer para ter seus contos, crônicas e poesias publicados por Notibras?

Ceci, basta enviar o texto, que deve conter entre uma e duas páginas, mas aceitamos obras pouco maiores, desde que não ultrapassem três páginas, que devem ser encaminhadas para o e-mail concursocontosecronicas@notibras.com. Assim que o escritor ou poeta tiver seus textos aprovados, eles serão comunicados da publicação. E olha que nossos critérios não são rígidos. A orientação é no sentido de aceitar textos de livre manifestação, sobre os mais diferentes temas.

Wenceslau, você quer falar mais alguma coisa?

Quero me dirigir aos escritores e poetas deste país. Confiem nos seus textos, pois nós, de Notibras, acreditamos que a literatura brasileira vai muito além dos autores já consagrados. Então, não percam tempo e nos mandem seus contos, crônicas e poesias.

Sair da versão mobile