Ah, esse Adoniran...
Corda mi, inexistente, é prova de amor e carinho
Publicado
em
Apesar de arriscar uns acordes no violão, não sou músico. No entanto, uma coisa sempre me intrigou na música “Prova de carinho”, do Adoniran Barbosa. É que nela há uma frase sobre uma corda mi do cavaquinho, coisa que não existe. Pois é, ou ele retirou a tal corda de um violão, que não possui apenas uma corda mi, mas duas, ou, então, o Adoniran mentiu para a amada.
Não acredito que esse gênio, até mais famoso por “Trem das onze”, tenha se enganado sobre a verdadeira nota dessa corda. Prefiro pensar que ele, sabedor que o cavaquinho não tem uma corda mi, tenha feito de propósito para, assim, continuar levando a vida boêmia pela noite paulistana. Isso mesmo, imagino que o Adoniran, artista de primeira linha, tenha retirado a sexta corda do violão, que é mais grossa e, sim, ela é mi, e tenha pedido a mão da moça em casamento.
Mas eis que a minha amada, a linda Dona Irene, está aqui ao meu lado me falando de uma outra possibilidade, muito mais interessante. A tal corda era mesmo mi, mas a futura esposa do artista sabia que o cavaquinho só tem as cordas dó, si, sol e ré. No entanto, ela também saberia da paixão do Adoniran pela música e, dessa forma, se deixou enganar para que o futuro marido não ficasse triste. Pois é, vou levar para a vida a versão da minha mulher!
