A Coreia do Norte lançou neste domingo, 14, um míssil balístico em direção ao Mar do Japão. A informação é de militares sul-coreanos, cada vez mais apreensivos com a eclosão de uma guerra entre os dois países. O lançamento foi confirmado pela Guarda Costeira japonesa.
De acordo com o Ministério da Defesa, um míssil balístico foi disparado pela Coreia do Norte. “Instamos as embarcações marítimas e aéreas a monitorarem as informações atualizadas; caso sejam encontrados fragmentos, não se aproximem deles e comuniquem à autoridade marítima do serviço de segurança”, disse a autoridade marítima japonesa.
Segundo dados preliminares, o incidente ocorreu fora da zona econômica exclusiva do Japão.
Este é o primeiro lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte em 2024. Pyongyang lançou anteriormente um míssil em 18 de dezembro de 2023, de acordo com a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA. O país estaria realizando testes do míssil balístico intercontinental Hwasong-18 (ICBM).
A Coreia do Norte justifica os lançamentos como resposta às ações dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na região e visam avaliar a prontidão de combate de Pyongyang para uma hipotética guerra nuclear.