Coreia do Norte dá novo passo na provocação com lançamento de dois mísseis
Publicado
em
A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na direção do Mar do Japão, em sua costa leste, nesta sexta-feira (horário local), apenas alguns dias depois de o líder Kim Jong-Un ter feito testes de mísseis e ogivas nucleares – informou um oficial da Defesa americana.
“Os Estados Unidos rastrearam o lançamento de dois mísseis balísticos da Coreia do Norte. Acredita-se que ambos sejam Nodong MRBMs”, relatou esse oficial, que pediu para não ser identificado, referindo-se a mísseis de alcance médio.
“Estes lançamentos são uma violação das múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou o oficial.
Pouco antes, um porta-voz do Ministério sul-coreano da Defesa havia anunciado o lançamento de um míssil balístico, disparado de Sukchon, no sudoeste do país, às 5h55 (18h55 de quinta em Brasília). O artefato atingiu 800 quilômetros mar adentro.
O departamento americano de Estado não confirmou oficialmente o lançamento, mas informou que acompanha atentamente a situação na Península da Coreia.
“Fazemos um apelo à Coreia do Norte para que evite ações que aumentem ainda mais a tensão na região e para que se concentre em adotar passos concretos em direção do cumprimento de seus compromissos e obrigações internacionais”, disse o porta-voz do departamento de Estado, John Kirby.
A tensão é crescente na dividida península coreana desde que a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro, seguido pelo lançamento de um foguete de longo alcance que foi considerado como uma prova de míssil balístico.
O Conselho de Segurança da ONU reagiu aos fatos impondo à Coreia do Norte as sanções mais severas já adotadas pelo órgão contra o país.
