Coreia do Norte dá novo passo na provocação com lançamento de dois mísseis
Publicado
emA Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na direção do Mar do Japão, em sua costa leste, nesta sexta-feira (horário local), apenas alguns dias depois de o líder Kim Jong-Un ter feito testes de mísseis e ogivas nucleares – informou um oficial da Defesa americana.
“Os Estados Unidos rastrearam o lançamento de dois mísseis balísticos da Coreia do Norte. Acredita-se que ambos sejam Nodong MRBMs”, relatou esse oficial, que pediu para não ser identificado, referindo-se a mísseis de alcance médio.
“Estes lançamentos são uma violação das múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou o oficial.
Pouco antes, um porta-voz do Ministério sul-coreano da Defesa havia anunciado o lançamento de um míssil balístico, disparado de Sukchon, no sudoeste do país, às 5h55 (18h55 de quinta em Brasília). O artefato atingiu 800 quilômetros mar adentro.
O departamento americano de Estado não confirmou oficialmente o lançamento, mas informou que acompanha atentamente a situação na Península da Coreia.
“Fazemos um apelo à Coreia do Norte para que evite ações que aumentem ainda mais a tensão na região e para que se concentre em adotar passos concretos em direção do cumprimento de seus compromissos e obrigações internacionais”, disse o porta-voz do departamento de Estado, John Kirby.
A tensão é crescente na dividida península coreana desde que a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro, seguido pelo lançamento de um foguete de longo alcance que foi considerado como uma prova de míssil balístico.
O Conselho de Segurança da ONU reagiu aos fatos impondo à Coreia do Norte as sanções mais severas já adotadas pelo órgão contra o país.