A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira mais cinco mísseis de curto alcance ao mar, informou a Coreia do Sul, em meio ao aumento das tensões provocadas pelas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelos exercícios militares realizados entre Seul e Washington na Coreia do Sul.
Os mísseis foram disparados de uma área ao norte da cidade de Hamhung e alcançaram cerca de 200 quilômetros, disse um porta-voz do ministério. Não ficou imediatamente claro que tipo de dispositivo foi lançado.
A Coreia do Norte encontra-se na época de realizar seus exercícios militares anuais, o que torna mais comum o disparo de mísseis e foguetes. Na sexta-feira, Pyongyang testou dois mísseis balísticos de médio porte, um movimento que foi condenado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma vez que a Coreia do Norte está impedida de testar a tecnologia de mísseis balísticos nos termos das resoluções da ONU.
Os disparos de mísseis de Pyongyang também são vistos como manifestações contra a coordenação militar entre os EUA e Seul.
Seguindo o quarto teste nuclear em janeiro e um lançamento de longo alcance em fevereiro, a ONU aprovou um novo pacote de duras sanções à Coreia do Norte.