Curta nossa página


Coreia do Norte provoca Tóquio e lança míssil de advertência no Mar do Japão

Publicado

Autor/Imagem:


Um míssil da Coreia do Norte foi disparado no início desta quarta-feira e caiu inusualmente próximo do Japão. O fato levou a um forte protesto de Tóquio, um dia após o governo japonês advertir sobre o programa de armas de Pyongyang.

A Coreia do Norte frequentemente testa mísseis balísticos, mesmo após a Organização das Nações Unidas determinar o fim dessa atividade do país, mas eles raramente representam uma ameaça. O lançamento mais recente caiu 240 quilômetros a oeste da Prefeitura de Akita, no norte japonês, disse o ministro da Defesa de Tóquio.

O premiê japonês, Shinzo Abe, disse que o míssil caiu em águas territoriais japonesas e qualificou o incidente como “um ato inesquecível de agressão que representa uma grave ameaça à segurança do Japão”. Abe acrescentou que seu governo enviou um protesto à Coreia do Norte e iria atuar em coordenação com os EUA e a Coreia do Sul para a tomada de “medidas decididas” em resposta.

A Coreia do Norte comumente ameaça o Japão, os EUA e a Coreia do Norte. Na terça-feira, Tóquio advertiu sobre o progresso de Pyongyang no desenvolvimento de mísseis com ogivas nucleares em seu relatório anual de defesa.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.