A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (data local) um segundo míssil de médio alcance Musudan, horas depois que o regime de Kim Jong-un realizou um primeiro lançamento sem sucesso, informou o Ministério da Defesa da vizinha Coreia do Sul.
O exército norte-coreano realizou o segundo lançamento às 7h30 (horário local, 20h de terça-feira), menos de duas horas após uma primeira tentativa fracassada, declarou à Agência Efe um porta-voz de Defesa de Seul.
“Por enquanto estamos tentando confirmar se o segundo lançamento teve êxito ou foi um fracasso como os anteriores”, afirmou.
O Exército Popular norte-coreano realizou desde o último mês de abril até o final de maio quatro lançamentos fracassados do Musudan.
As forças armadas da vizinha Coreia do Sul elevaram sua postura de alerta e observam de perto os movimentos da Coreia do Norte, acrescentou o porta-voz de Defesa.
O governo sul-coreano estima que a Coreia do Norte possui aproximadamente 50 unidades deste míssil, um novo projétil cujo alcance de até 4.000 quilômetros lhe permitiria pôr no ponto de mira a base americana de Guam no Pacífico.
O novo lançamento acontece em um momento de relativa calma na península de Coreia, depois que Pyongyang realizou em março e abril vários testes bem sucedidos de mísseis de curto e médio alcance.