Caças no ar
Coreia do Sul faz manobras militares de olho no vizinho do Norte
Publicado
emA força aérea da Coreia do Sul iniciou exercícios regulares em larga escala em um esforço para melhorar sua prontidão de combate e manter as capacidades de defesa do país, informou a mídia sul-coreana nesta sexta-feira, 12.
“O objetivo deste exercício é tornar-se equipado com capacidades de resposta rápida contra provocações e ameaças inimigas contínuas recentes e adquirir a melhor capacidade operacional, verificando as capacidades de ataque contra alvos de ameaça”, afirmou o coironel Won Kwon-soo, numa referência à vizinha Coreia do Norte.
O exercício, intitulado “Soaring Eagle”, começou na base aérea de Cheongju, cerca de 70 milhas ao sul de Seul, e vai durar oito dias, informou a agência de notícias sul-coreana. Cerca de 160 oficiais militares e 60 jatos, incluindo caças F-35A de quinta geração fabricados nos EUA, alguns F-15Ks, KF-16s e uma aeronave de transporte KC-330, estarão envolvidos nos exercícios.
Os pilotos sul-coreanos praticarão a interceptação de jatos inimigos, repelindo ataques de mísseis de cruzeiro e conduzindo ataques contra importantes alvos inimigos. Os exercícios do tipo Soaring Eagle foram realizados pela primeira vez em 2008 e têm sido realizados até duas vezes por ano desde então.