Foi longe
Coreia fala em paz, testa novo míssil e assusta o mundo
Publicado
emEmbora tenha revelado, horas antes, disposição de conversar com os Estados Unidos, a Coreia do Norte voltou a assustar o mundo ao testar mais um míssil. O artefato foi lançado às 5 horas da manhã deste domingo (horário local, 20 horas em Brasília) e voou cerca de 700 quilômetros, e não parece ser intercontinental, informou o porta-voz do Comando do Pacífico dos EUA no Havaí, major Rob Shuford.
Militares dos EUA e Coreia do Sul informaram que trabalham para saber mais detalhes do míssil, que caiu no mar entre a Coreia e o Japão. O disparo foi em uma base de Kusong, próximo da fronteira com a China. Outro lançamento a partir de Kusong aconteceu em fevereiro, durante a reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
O teste constitui o primeiro ensaio militar de Pyongyang desde a chegada ao poder em Seul (capital d viinha Coreia do Sul) do novo presidente, Moon Jae-In. “O Sul e os Estados Unidos estão analisando mais detalhes sobre o míssil”, disse a entidade em um comunicado sem dar mais detalhes.
Este é o segundo lançamento de um míssil em cerca de duas semanas, e o primeiro desde que o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In chegou ao poder, após as eleições antecipadas celebradas nesta semana.
O teste acontece em um momento de fortes tensões na península da Coreia, em meio a uma troca de declarações cada vez mais hostis, tanto de Washington como de Pyongyang. O regime norte-coreano fez dois testes atômicos e dezenas de testes de mísseis desde o início do ano passado, em sua tentativa de desenvolver um sistema nuclear que possa atingir o território americano.