Notibras

Coreia testa mais mísseis e deixa a Ásia em polvorosa

Os últimos testes de mísseis da Coreia do Norte aconteceram um dia depois de Seul adiar a instalação total de um polêmico sistema antimísseis dos Estados Unidos, que foi concebido para conter um eventual ataque norte-coreano. Os vários mísseis terra-mar foram lançados, na manhã desta quinta-feira (8), a partir do litoral do país.

Os lançamentos são os mais recentes de uma série de testes de mísseis de rápida sucessão em desafio à pressão internacional para a Coreia do Norte refrear seu programa de armas. Eles ocorreram menos de uma semana depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado novas sanções contra o Estado recluso.

Na quarta-feira, a Coreia do Sul disse que irá postergar a instalação dos componentes restantes do sistema antimísseis dos EUA conhecido como Thaad, que revoltou a China, principal aliada do Norte, em meio a sinais iniciais de atenuação das tensões entre os dois países.

Os mísseis foram disparados na manhã desta quinta-feira da cidade litorânea de Wonsan e voaram cerca de 200 quilômetros, informou o Escritório do Estado-Maior Conjunto sul-coreano em um comunicado.

Sob o comando do líder Kim Jong Un, a Coreia do Norte vem realizando testes de mísseis em um ritmo inédito na tentativa de desenvolver um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território continental dos EUA.

Sair da versão mobile