Bomba avassaladora
Coreia testa segundo míssil nuclear que cria tsunami
Publicado
emA Coreia do Norte realizou outro teste de seu drone subaquático com capacidade nuclear nesta semana. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, o sistema de armas estratégicas subaquáticas Haeil-2 foi testado de terça a quinta-feira desta semana.
O drone supostamente percorreu um caminho óptico e em forma de oito no Mar do Japão por mais de 71 horas, simulando uma jornada de mil quilômetros.
O teste ocorre algumas semanas depois que a Coréia do Norte anunciou pela primeira vez que havia desenvolvido o drone. Na época, a Coreia do Norte afirmou que o drone é capaz de criar um “tsunami radioativo” detonando ogivas debaixo d’água.
“Este drone nuclear de ataque subaquático pode ser implantado em qualquer costa e porto ou rebocado por um navio de superfície para operação”, disse a mídia estatal norte-coreana após o primeiro teste em março.
“O sistema servirá como um potencial militar vantajoso e prospectivo das forças armadas da [República Popular Democrática da Coreia] essencial para conter todas as ações militares em evolução dos inimigos, remover ameaças e defender o país”, acrescentou o comunicado.
O teste mais recente incluiu a detonação de uma ogiva com sucesso. “[A] ogiva de teste detonou com precisão debaixo d’água. O teste comprovou perfeitamente a confiabilidade do sistema de armas estratégicas subaquáticas e sua capacidade de ataque fatal.”
A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram exercícios aéreos conjuntos na quarta-feira, que incluíram pelo menos um bombardeiro com capacidade nuclear dos EUA, de acordo com os militares sul-coreanos.
A Coreia do Norte criticou os exercícios como provocativos, enfatizando que os dois países estão simulando uma invasão da Coreia do Norte. Ele respondeu a exercícios militares anteriores com testes de mísseis balísticos. Um teste recente foi descrito como simulando um contra-ataque nuclear.