Filosofia chinesa
Cores do Feng Shui acalmam e energizam o lar
Publicado
emNão é novidade que as cores podem influenciar nosso humor e nosso inconsciente. Agora, você sabia que as cores têm significados no Feng Shui também?
Segundo Cris Ventura, consultora, palestrante e à frente do Canto do Feng Shui, elas refletem nosso estado de espírito.
“Costumo dizer que [as cores] são como os perfumes para a casa. Ou seja, cada um sente atração por uma delas e essa preferência pode mudar de acordo com a fase da vida”, ela explica.
Na técnica chinesa, as paredes são vistas como guardiãs do lar e, por isso, na hora de renovar a energia da casa ou ambiente, a pintura nova é o primeiro passo. Com a ajuda de Cris separamos os significados de algumas delas.
Veja a seguir o guia das cores:
Amarelo: ligação com boas energias, vitalidade, saúde, alegria e comunicação. Na China, simboliza sorte, poder e honra.
Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica.
Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.
Marrom: apesar de sóbria e pesada, representa o elemento terra e raízes profundas. Por isso, simboliza tradição e respeito.
Rosa: é a cor do amor, da felicidade e do romance. Representa a união da terra e do céu, do material e do espiritual, dos sentimentos e intenções puros.
Verde: está diretamente ligada a novo ciclo, desenvolvimento, tranquilidade e esperança.
Branco: cor da paz, pureza e purificação. Energia dos amigos e criatividade. Mas cuidado: ambientes muito grandes podem acelerar a energia e causar ansiedade.
Cinza: como mistura de preto e branco, simboliza o equilíbrio e solução de conflitos. Independente do tom, misture com detalhes e objetos coloridos.
Roxo: é ligada a fortuna, sorte, poder, riqueza. Mistura de vermelho e azul sugere equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito.
Preto: cor do elemento água, portanto, representa a sabedoria, profundidade e forte conexão espiritual.