Corinthians vai ao Uruguai e volta com mais três pontos
Publicado
emCom um gol do peruano Guerrero aos 25min, o Corinthians abriu caminho para vencer o Danubio-URU por 2 a 1 na noite desta terça-feira 17 e seguir sua campanha impecável no Grupo 2 da Copa Libertadores, considerado o mais duro da competição. Felipe, logo na sequência, confirmou o triunfo com gol de cabeça.
Ao fim da metade da fase de grupos, o Corinthians encaminha assim a classificação para o mata-mata sem sofrer gols nem perder pontos. É o líder com 9 e assistirá, de camarote, ao duelo entre San Lorenzo-ARG e São Paulo, quarta-feira, no Morumbi. Já o Danúbio, zerado, precisará de uma reviravolta para não ser eliminado.
Faltou criatividade em Montevidéu. É verdade que a atmosfera do Estádio Luis Franzini não ajudou. Em palco acanhado, iluminação ruim e com muitos espaços na arquibancada, o jogo entre Danubio e Corinthians só não foi morno, no primeiro tempo, quando os jogadores se estranharam.
A rigor, os uruguaios não conseguiram ameaçar a meta de Cássio em nenhum momento dos primeiros 45 minutos. O Corinthians, com Renato Augusto em velocidade abaixo do normal, por dores no tornozelo, só pensou com Jadson e Fagner. Nas duas melhores chegadas, ambas com Emerson Sheik, faltou o de quase sempre: pontaria. A arbitragem do chileno Julio Bascuñan mereceu críticas dos corintianos. Em lance agudo na grande área, Guerrero foi agarrado por González, mas o juiz nada assinalou.
Mais intenso no segundo tempo, o Corinthians conseguiu criar de forma mais rápida, mesmo sem tanta imaginação assim. E foi num lance desses, aos 17min, que a equipe de Tite teve sua primeira oportunidade clara de gol. Em trama na área, Elias recuperou a bola rapidamente e foi derrubado – dessa vez, o juiz deu pênalti. Renato Augusto, porém, vacilou: na cobrança, o chute dele passou muito acima do travessão. Mas, no fim das contas, o gol perdido acendeu o time de vez para a vitória.
Em cruzamento venenoso da direita, Fagner colocou a bola em condições para Guerrero, ao se desvencilhar de um marcador, abrir o placar para o Corinthians aos 25min. Não foi o único gol: aos 34min, Jadson bateu falta da esquerda, Felipe subiu muito e escorou de cabeça para fazer o segundo gol dele nessa Libertadores.